quarta-feira, 5 de março de 2014

Assim se aprende – Adaptação do Currículo

Acolher é preciso, mas garantir que os alunos aprendam também é essencial.

Para complementar a construção do conhecimento, no tocante à educação inclusiva,  se faz necessário flexibilizar o currículo adaptá-lo para contemplar as necessidades educativas de um aluno ou mais e garantir também a aprendizagem dos conteúdos.

A oficina “Conhecendo o Soroban” foi muito gratificante, todos os alunos participaram e aprenderam sobre este instrumento maravilhoso que colabora com a aprendizagem das pessoas com deficiência visual.

Para nossa surpresa, ao compartilharmos nossas experiências com a professora da sala de apoio, fomos solicitados na criação de um Soroban para um aluno da nossa escola que tem deficiência visual, para que ele possa desenvolver a habilidade de contar.

Neste momento, todos ficamos emocionados e sentimos que nossa aprendizagem realmente foi significativa e que estamos numa escola totalmente inclusiva.

Teorema de Pitágoras




http://pt.slideshare.net/isauraalmeida/informtica-educativa-i-teorema-de-pitgoras-31907177
Conhecendo o SOROBAN

SOROBAN

O ÁBACO JAPONÊS


Soroban é o nome do ábaco japonês. O ábaco é um dos instrumentos de cálculo e registro numérico mais antigos da história da humanidade. Ele foi utilizado por diversos povos e civilizações, entre eles os babilônios, os romanos, os árabes e os chineses. Não se sabe ao certo quando o ábaco foi inventado, embora haja indícios de que os babilônios já utilizavam esse instrumento desde o século III a.C. Na China, o ábaco surgiu por volta do século XIII, com o nome de suan-pan, que significa “tábua de contar”.