A “Multiplicação retangular”, também
conhecida como análise dimensional ou produto de medidas, que é de grande importância para a geometria e
percepção do espaço.
A matemática está presente nas mais diversas situações do dia a dia.
Demos boas vindas para a Primavera, através das dobraduras, utilizamos a dobradura do pentágono regular e criamos um cartaz com flores pentagonais.
A Matemática faz-se presente em diversas atividades
realizadas pelas pessoas e oferece, em geral, várias situações que possibilitam
o desenvolvimento do raciocínio lógico, da criatividade e a capacidade de
resolver problemas. O ensino dessa disciplina, pode potencializar essas
capacidades, ampliando as possibilidades dos alunos de compreender e
transformar a realidade, porém o que temos visto é uma matemática duturpada e chata,
com conceitos e fórmulas para decorar e que não fazem sentido para o aluno. Uma das possíveis estratégicas que o professor pode
explorar para aumentar o interesse, a curiosidade e a criatividade dos alunos é
o uso dos jogos, que, quando usados com fins pedagógicos mostram a importância em situações de aprendizagem
pois aumentam a construção do conhecimento. Vejam algumas construções de jogos dos alunos da EMEFM Guiomar Cabral, show de aprendizado.
O ábaco é um antigo
instrumento de cálculo, formado por uma moldura com bastões ou arames
paralelos, dispostos no sentido vertical, correspondentes cada um a uma posição
digital (unidades, dezenas,...) e nos quais estão os elementos de contagem
(fichas, bolas, contas,...) que podem fazer-se deslizar livremente.
AS ATIVIDADES COM JOGOS MATEMÁTICOS PERMITEM QUE O ALUNO APRENDA DE FORMA LÚDICA E DESCONTRAÍDA.
JOGO - DURAÇÃO: 2 aulas geminada.
CONTEÚDO: Expressões numéricas, resolução de problemas.
OBJETIVOS: Desenvolver processos de estimativa, cálculo mental e tabuada. Consulte o guia pedagógico! O material utilizado é um tabuleiro que encontra-se disponível para impressão junto com as regras e o restante, o professor pode sugerir que os alunos construam ou tragam prontos que são; três dados , cinco marcadores de um tipo e 25 marcadores de outro tipo (feijões, botões, milho), folha para anotar a pontuação e rascunho para escrever as sentenças. Na sua dinâmica, os jogadores constroem uma sentença numérica, usando uma ou duas operações diferentes, com os números obtidos nos dados. Por exemplo, com os números 2, 3 e 4 construir (2+3) x 4 = 20. A dupla, neste caso, cobrirá o espaço marcado com o 20, usando um marcador de sua cor. Só é permitido utilizar as quatro operações básicas. O jogo termina quando uma das duplas conseguir colocar 5 marcadores da mesma cor, em linha reta, sem nenhum marcador do adversário intervindo. Essa linha poderá ser horizontal, vertical ou diagonal. O jogo também acaba se acabarem os marcadores de uma das duplas. Nesse caso a dupla vencedora será aquela que tiver o menor número de pontos.
Os pentaminós pertencem a classe dos "poliminós", assim como o conhecidíssimo dominó. O termo "poliminó" teria sido proposto por Solomon W. Golomb, matemático chefe do Laboratório de Jato Propulsão do Instituto de Tecnologia da Califórnia, no ano de 1954.
Atentando para a forma, só existe um único tipo de dominó (dois "cubos" ou "quadrados" unidos por um dos lados).Se há um único tipo de dominó, existem dois tipos de triminós e cinco tipos de tetraminós. Já com os pentaminós o número pula a doze.
A proposta do pentaminós é a seguinte: cada peça é formada por 5 cubos, unidos pelos lados. O total são 12 peças diferentes, que permitem a criação de inúmeros problemas e suas soluções.
Para melhor entendimento, costuma-se nomear as peças pelas letras do alfabeto com as quais elas se parecem.
As doze peças do pentaminós, com seus nomes.
É importante esclarecer que, para solução do problemas, as peças podem ser giradas em todos os sentidos.